Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

A história de família de Luís Montenegro

As origens entre o Douro e uma aldeia transmontana, a mulher que tomou conta da família e lhe permitiu dedicar-se à política, e os filhos, que mudaram de escola em crianças por sofrerem bullying, porque o pai se meteu na política.

Bruno Faria Lopes

O conflito de interesses em que Montenegro agiu: as 1,92 milhões de ações

Luís Montenegro vendeu 1,92 milhões de ações numa empresa cotada - cujo nome não está legalmente disponível para consulta - antes de assumir o cargo. "Embora não fosse obrigatório, não quis ter ações de empresas cotadas na bolsa de Lisboa", explicava fonte oficial de São Bento em agosto passado. Atitude sobre riscos de conflitos de interesses contrasta com a que teve com a Spinumviva.

Relatório minoritário

Os lóbis homens

No século passado, o malogrado Jorge Ferreira, então deputado do CDS, pediu-me para falarmos sobre “grupos de interesse”. O seu partido preparava um diploma sobre controlo do lobbying. E os “lóbis” são, afinal, homens.

Maria Henrique Espada

Fiscal das secretas omitiu empresa

Não constava da declaração de interesses, o que, na lei, determina cessação do mandato. O juiz Mário Belo Morgado corrigiu o documento, fora de prazo, quando questionado pela SÁBADO.

Alexandre R. Malhado

Juíza quer Mariana Mortágua arguida e pode levá-la a julgamento

Em processo por violar exclusividade, juíza já chama deputada de “arguida”, com a medida de coação de termo de identidade e residência, apesar de ainda faltar o levantamento de imunidade parlamentar. Notificações seguiram esta segunda-feira.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.